Contexto

Projeto estruturado com o público alvo de leitores, visando ter um design moderno, harmônico e atemporal. Motivado em criar um aplicativo intuitivo que permitisse o usuário de acessar suas principais funções em ambos os lados da tela, com isso foi possível identificar as dificuldades em encontrar componentes que atendessem a este modo de uso. Está experiência mostrou a importância do uso de recursos convencionais de acessibilidade em aplicações de todos os tipos.

​O aplicativo foi elaborado desde a concepção até a prototipagem de alto nível. Partindo de uma ideia foi estabelecido restrições e metas com base na persona para dar vida ao projeto e exercitar conceitos de empatia.

Objetivo &

Metas

O foco do aplicativo são as leituras e consequentemente a estante do usuário, para que ele possa acompanhar o andamento das suas leituras, livros que ainda deseja ler, livros abandonados, entre outros.

Contemplar funcionalidades principais (core) sem abrir mão da experiência mais acessível e para todas as idades.

Priorizar a visualização das leituras, fornecer uma interação suave e facilitar a transição entre páginas criando uma experiência de destaque. Garantir a entrega de um produto coeso, simplificado,

text

Funcionalidades

Incluir leituras correntes; Atualizar status de leituras; Avaliar livro; Engajar em outras leituras; Buscar livros desejados.

Jornada do usuário

Visualizar leituras e estante em uma única tela;
Controle de andamento de leituras;
Praticidade de atualização de status; Engajar na leituras de outros usuários.

Soluções

Card-Based Design para organizar os conteúdos;
Componetização em carrossel para interação com elementos em ambos os lados da tela;
Uso de recurso de navegação por gestos para máxima acessibilidade.

Idealização &

Concepção

Após ser estabelecido a empatia da persona e definição do aplicativo, podemos começar a idealizar. Minha preferência é começar criando rascunhos onde é possível trabalhar algumas estratégias, opções de funcionalidades e já visualizar alguns obstáculos. Esse é o momento de traduzir problemas em soluções. Como se trata de um processo iterativo algumas sugestões podem mudar ao longo do caminho.

Como parte da criação deste projeto foi realizado pesquisas de concorrentes com aplicativos do mesmo nicho para apurar dores dos usuários e também em aplicativos diversos que dispõem de uma grande praticidade de uso, validando convenções de mapas de calor estabelecidos em estudos de dispositivos smartphones.

Telas

A proposta visa não só atender a uma faixa etária, sendo assim as principais funções não possuem necessariamente uma resposta errada, evitando o uso de ações destrutivas, que são limitadas e tendem a ser claras em seus objetivos. Procurando sempre tornar a experiência mais interativa.

Prototipação

Foi utilizado convenções e boas práticas (sempre importante) para trazer esse layout que visa ser mais interativo, dessa forma o usuário consegue facilmente reconhecer quais ações deve tomar para realizar uma tarefa, mas também foi explorado algumas alternativas não convencionais com o objetivo de explorar as possibilidades de entregar uma tela mais adequada para o uso acessível em ambos os lados da tela.

Contato

Endereço

Rio de Janeiro, RJ

E-mail

contato@treicymadelon.com