PROCESSO DE CRIAÇÃO

Explore o meu trabalho

 Além do prazer de mostrar o meu trabalho, gosto de compartilhar detalhes sobre o processo criativo por trás de cada projeto. Fique à vontade para navegar pelo meu portfólio e, caso você tenha um projeto em mente, entre em contato para explorarmos essa ideia juntos.

Image by Jess Bailey
 

CIENTISTA

Por ter uma graduação em ciência da computação, minha profissão do coração se mistura um pouco com ela. Quando penso em soluções automaticamente pesquiso sobre os diferentes componentes que podem atender a essa solução, converso com amigos desenvolvedores e exploro bibliotecas de componentes institucionais o que poupa bastante tempo do processo, com isso também abre oportunidade de explorar novas funcionalidades, em alguns casos é necessário sim criar novos componentes, mas tudo depende do objetivo e do tempo dedicado ao desenvolvimento. Caso tenha que sugerir um novo componente será feito um estudo de sua complexidade, minha preferência (quando possível) é trocar ideia com o desenvolvedor do projeto pra ter uma visão técnica das possibilidades.

 
Image by Med Badr  Chemmaoui

RASCUNHOS

Tudo começa no papel

Apesar que por causa da pressa de alguns projetos feitos em experiências passadas não terem visto nem um vislumbre de papel, essa sem dúvida é uma prática do qual vejo vantagens e gosto de utilizar sempre que possível.

 

DESIGN THINKING

 

EMPATIA

Visão do cliente

Nessa fase é feito um estudo do cliente potencial, descobrindo sua persona e trabalhando com ela para saber quais são os sentimentos para com o produto. É se colocar no lugar para ouvir, ver e sentir.

DEFINIÇÃO

Entendendo problemas

Após entender melhor o cliente, será criada uma definição procurando definir os problemas de forma clara para que seja possível trabalhar posteriormente nas soluções.

IDEALIZAÇÃO

Buscando solução

Tendo uma visão clara do problema, é hora de buscar e detalhar o máximo possível de soluções exercitando a criatividade deixando fluir bem as ideias.

PROTOTIPAGEM

Mão na massa

Essa é a fase de reunir as informações e começar a moldar o produto, nessa fase antes de ser criado o protótipo de baixa fidelidade é criado um wireframe que será usado para exibir somente a estrutura (esqueleto) do produto, posteriormente sendo criado um fluxo do usuário e somente após ser aprovado essas fases é feito a prototipagem em alta fidelidade.

TESTE

Apresentação de protótipos

Nessa etapa é esperado feedbacks dos protótipos criados de alta ou baixa fidelidade, podendo gerar pedidos de alterações ou aceite final. Essa não necessariamente considerada uma fase final, pois pode gerar insights interessantes que levem a modificação do produto a qualquer momento, porém trabalha-se com prazos, prioridades e metas para chegar na visão final do produto e também é considerado que ao chegar nessa etapa, o produto já esteja bem estabelecido sem necessidade de uma alteração completa.

 

MARKETING DIGITAL

Possuo certificação em Marketing Digital pela Academia do Marketing, o que me levou a conhecer sobre métricas de analytics, métodos como CTA e outros, mas somente após atuar diretamente com setor de marketing me levou a ter um entendimento melhor de como funciona na prática.


Como é aplicado em projeto? Primeiro será avaliado o perfil do cliente, quais as estratégias foram são utilizadas no nicho e definir quais são as propostas utilizando de UX (experiência do usuário) para alcançar o seu objetivo. 

Utilizando de UX? Sim, acontece que UX é essencial para o marketing digital e vice versa, pois ambos tem o foco no cliente. O que o desing ux faz é garantir que a jornada do cliente seja a melhor enquanto em contato com as ações de marketing.

 

DOCUMENTAÇÃO

Processos de engenharia de software

Acontece que graças a minha formação, minha mente já está programada (desculpe o trocadilho) a criar diagramas e processos durante a criação de um projeto. Um exemplo disso é o uso de diagramas de UML que visam "o limite, a estrutura e o comportamento do sistema e os objetos nele contidos" , eu faço essa breve análise de cabeça colaborando com fase inicial do projeto e posteriormente auxiliando no processo de criação de fluxos do produto.

 

CRIATIVIDADE

E é claro, fazendo parte de todas as fases temos a criatividade, para manter ela sempre ativa, gosto de explorar alguns hobbies como de leitura, pintura, fotografia, desenho/ilustração e design 3d. 

A ideia aqui é procurar sabiamente sugestões que sejam fora da caixa, porém que tragam valor e utilidade para o produto.

 

©2020 Treicy Madelon

  • LinkedIn